Seguidores

domingo, 29 de outubro de 2017

7º POETIZANDO E ENCANTADO

7º 

Vamos ao 7º Poetizando e Encantando

É  com  carinho que participo do 7º poetizando e Encantando.
Uma maravilhosa brincadeira, sem competição  indicada pela Profª Lourdes Duarte em seu blog Filosofando na Vida.

filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/


Venha você também participar!

IMAGEM DA SEMANA

Vamos ao meu poetizando.
Sou mesmo romântica, espero que gostem.

O BEIJA FLOR E O AMOR
Autora: Genilda M.

Guardo-te em mim, meu amado
Neste coração que existe muito amor
Guardo-te mesmo saber  que não te  tenho
Guardo-te na caixinha mais confortável e secreta
Igual a este coração apaixonado , não tem!


Guardo-te em mim   no coração e na mente
Como sempre estiveste nas minhas lembranças
Guardo-te porque fizeste meus dias felizes
E fazes parte história de adolescente apaixonada.


Guardo-te em meu coração onde pulsa
Ternos sentimentos de um grande amor
Guardo-te pois é lá que que está cravada
Tuas lembranças que vem da adolescência,
Fase esta que conheci um grande amor!

Guardo-te, não dentro de um diário
Ou, em páginas de álbuns debotados
Guardo-te em meu coração,
Pois é lá que ninguém entra e te leva outra vez.


Guardo-te meu amado com tuas lembranças
Refugio-me nos meus sonhos que não sessam
Sinto teu cheiro, como um beija flor,
  Sente o cheiro do  néctar
Se vivo te amando,
 Culpa do coração que te guardou!


Abraços com carinho da amiga Genilda.


28 comentários:

  1. Olá Genilda! Que linda poesia e quanto romantismo! Sabia que ias lembrar dos beija flores do eu jardim, mas esse romantismo! Ficou linda sua participação, muito obrigada! Um abençoado Domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei a foto de hoje e me encantei. que bom que agradou minha poesia, mana você sempre me incentivando estou amando poetizar. Abraços

      Excluir
  2. Olá, Genilda, que lindo poema, tanto amor, tão terno, e fechando com a ação do Beija-Flor. Acabei de vir do blog da Elza, sei que encontrarei poemas bonitos, o tema escolhido pela Lourdes foi muito meigo.
    Beijo, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amiga saber que gostou. Obrigada, seja bem vinda! Abraços

      Excluir
  3. Inspiradíssima poesia!Adorei! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá Genilda parabéns pela linda inspiração. Tbm deixei a minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! também amei o seu. Sua participação com os alunos foi maravilhosa! parabéns! Bjus

      Excluir
  5. Olá Genilda adorei a sua participação,está impecável e com essa imagem do beija-flor parece que estamos flutuando junto a ele em cada palavra escrita.
    Linda!
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber amiga! Obrigada de coração. Seja sempre bem vinda, abraços

      Excluir
  6. Genilda minha querida! Suas poesias nos encantam mesmo. Quanto romantismo, quanto amor. você voou nas asas do beija flor e foi longe! no mais profundo do seu coração e escreveu essa linda poesia. Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Elza, obrigada! Também amei sua participação e a da Vitória. parabéns! Bjus

      Excluir
  7. Olá, querida Geni!

    Mais uma vez colaborando com a iniciativa da Lourdes, e como sempre, de forma exímia e apaixonada.

    Ah, o amor, sempre o amor! Gostei da "comparação", que estabeleceste, poeticamente, entre o beija-flor, a ave dos brasileiros (rs) e o amor, que um dia foi teu e que guardas no coração para que nunca mais dele te possas esquecer, nem ele possa sair pra outro lugar ou pra outra mulher.

    Tanto a imagem da Lourdes, qto a tua estão uma delícia, no k se refere ao beija-flor, mas a tua, está mais terna, mais aninhada.

    Me esclarece, por favor: poetizar, aí, se escreve com "z"? É que em Portugal, já há mto mudou para "s". Eu bem sei que aí há o nome próprio Rosa, com "s" e Roza com "z", mas em questão de substantivos próprios, especialmente nomes de pessoas, vocês não têm limites, nem limitações.

    Beijos e um luminoso domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Céu, estou feliz em saber que você gostou da minha poesia, que bom mesmo. Sou romântica não nego e o meu poetizando não foge as regras do meu estilo. essas estão leves mas posso garantir que a vontade é botar pra fora mais! kkk
      Quanto sua dúvida, nas nossas pesquisas encontramos com z, inclusive já fomos para dicionários novos porque como temos amigas portuguesas, tanto eu como a Lourdes já nos perguntaram.
      veja essa explicação:
      As formas impessoais do verbo não têm pessoa e número. O infinitivo mostra a ação fora de toda perspectiva temporal. O gerúndio mostra a ação durante a sua execução. O particípio mostra a ação já terminada.
      Gerúndio
      poetizando
      PALAVRAS QUE COMEÇAM COMO POETIZAR
      Estas palavras do dicionário compartilham a mesma raiz que poetizar
      poetaço
      poetagem
      poetar
      poeticamente
      poetificar
      poetizar
      poetisa
      poetismo
      poetização
      poética
      poético

      diante dessas dúvidas a Lourdes conversou com colegas de Letras e informaram que era com z. Vamos estudar mais e ver se estamos incorretas para corrigirmos.
      Abraços, muito obrigada por tudo!Um início de semana feliz
      Abraços

      Excluir
    2. Olá, querida Geni!

      Tudo bem? Que você é romântica, isso já tinha entendido, mas se tem vontade de expandir (rs), como diz, então avance, pke as sensações e os desejos não são para se guardarem num cofre.

      Sim, qto às formas impessoais dos verbos, ou seja os que não têm pronomes pessoais, forma de sujeito, a gente sabe qual a sua função delas, mas a questão é saber qdo escrevemos verbos com "isar" ou "izar". Em Portugal, se escrever com "s", ou seja, isar, seja em que circunstância for, quer o adjetivo ou substantivo sejam grafados com is, Aí, no Brasil, se for grafado com "is", então o verbo também o será.
      Assim, poetizar, aí, se escreve com "z", enquanto analisar, se escreve com "s".

      Beijos e dias felizes.

      Excluir
  8. Nas ondas da vida surfamos sobre muitos amores, mas há o que fica,
    o que nos modifica, o que nos agita, estes ficam como versos prontos, para as poesias que embalam nossas inspirações.
    Muito bonita sua construção/inspiração poetisa.
    Uma linda semana para você com paz e harmonia.
    Bjs de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo! Que bom saber que gostou da minha poesia. Também amei sua participação, linda poesia, merece aplausos. Parabéns! Obrigada, abraços

      Excluir
  9. Sentimentos, emoções guardadas nas memórias do coração, trazendo-nos uma bela participação nessa "brincadeira" de versar.

    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo pela visita e parabéns pela sua linda participação. Já fui lhe visitar e amei! Abraços com desejos de uma semana abençoada.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigada querida! Já fui até seu blog, amei sua participação, parabéns pela criatividade. grata pela visita, volte sempre. bjus

      Excluir
  11. Naveguei pelas ondas do romantismo e da beleza encantadora dessa sua poesia. Amei!!
    Vou já aprontar minha singela participação!
    Beijos no coração e uma semana feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida lúcia! Venha participar, suas participações são lindas! Bjus

      Excluir
  12. Boa tarde, Genilda
    O seu poema é lindo demais e a imagem do beija-flor, no final, uma doçura.
    Amei tudo!
    Deixo o meu terno abraço nesta Terça.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  13. Sim muito romântica ! que bom Genilda você guardar dentro de si sentimentos tão apaixonados e momentos traduzidos em poesia !
    Uma imagem e você retira a doçura do beija flor entrelaçado com amores vividos.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Zizi! Amei sua participação, já estive lá e como sempre você encantou! Bjus

      Excluir
  14. Olá amiga Genilda
    Estou sorvendo cada verso deste seu belíssimo poema de amor
    E quão bela analogia fizeste com o lindo beija flor
    Fantástico minha querida! Muito amor envolvido e traduzido numa soberba poesia. Ameiiiiii
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Boa noite
    Mais uma vez estou trazendo o convite para o POETIZANDO E ENCANTANDO de amanhã.
    Posso garantir que a imagem do 8º poetizando está inspiradora. Uma dica, lembra uma praça ou alguém que ficou esperando um outro alguém. Vamos deixar para amanhã!
    Logo cedinho postarei.
    Deixo “Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu”.
    Abraços com carinho da amiga Lourdes Duarte

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante sua participação. Obrigada pela visita, volte sempre!